FAQ

"Código de negociação" ou "ticker symbol" é um conjunto de letras ou números que identifica o título na Bolsa de Valores, quando a Companhia obtém o registro e passa a ser listada.

Os códigos de negociação dos títulos da Taurus na BM&FBOVESPA são:

FJTA3 – ações ordinárias.
FJTA4 – ações preferenciais.

Conforme previsto na Estatuto Social da Companhia, Capítulo II artigo 5º, todo Acionista tem direito a voto: pleno para os detentores de ações ordinárias e restrito para os detentores de ações preferenciais.

Com o ingresso da Companhia ao Nível 2 da BM&FBOVESPA, todos os Acionistas, detentores de ações ordinárias e preferenciais, possuem direito a 100% de tag along (*) e de recebimento de dividendo mínimo de 35%, pagos semestralmente (Capítulo VI, artigos 35 a 40, do Estatuto Social da Companhia).

(*) tag along direito do minoritário de receber o mesmo valor que o controlador em caso de alienação de controle.

Custódia é a guarda (e serviços correlatos) de títulos, valores mobiliários e ativos financeiros, como ações, por exemplo. O custodiante registra as ações em nome de quem as comprou, garantindo a sua propriedade. Existem empresas especializadas em guardar esses títulos ou ações.

O custodiante das ações da Taurus é o Itaú Unibanco S.A. É da responsabilidade do Itaú fazer a manutenção dos registros das ações e do cadastro dos acionistas, a atualização e o controle de pagamento dos direitos distribuídos, do exercício dos direitos e dos recebimentos de valores emitidos pela Taurus. No caso da BM&FBOVESPA, há a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), onde as ações da Taurus também são custodiadas. Essa câmara é responsável pela manutenção e atualização dos direitos das ações (dividendos, bonificações, subscrição etc.), por informar mensalmente o extrato do acionista, além de avisá-lo sobre cada movimentação

A compra ou venda de ações somente pode ser feita por meio de uma Corretora de Valores independente ou ligada a um banco que faz a intermediação da compra e venda das ações nas Bolsas de Valores. O investidor pode se informar no próprio banco onde possui conta corrente sobre o cadastro em uma corretora, para poder operar em Bolsa de Valores. O investidor também pode realizar a negociação pela Internet, utilizando o serviço de "homebroker" de uma corretora de valores.

O site de Relações com Investidores da Taurus possui uma janela com informações de mercado, onde os preços das ações com atraso de 15 minutos em relação ao tempo real de negociação no mercado (cotações online) podem ser verificados, estando disponíveis também nos gráficos personalizados (gráfico interativo das ações e histórico de cotações). O site da BM&FBOVESPA também disponibiliza as cotações e gráficos das ações da Companhia.

A Taurus está listada no Nível 2 da BM&FBOVESPA e participa dos índices ITAG e IGC.

Consulte o site de Relações com Investidores na seção “Governança Corporativa/Estrutura Acionária”. Clique aqui

Compete ao Conselho de Administração da Companhia deliberar sobre a destinação do lucro da Companhia e sobre a distribuição de dividendos ou juros sobre o capital próprio, sempre ad referendum da Assembleia Geral Ordinária da Companhia. No caso da Taurus, o Estatuto Social prevê a distribuição de no mínimo 35% do lucro líquido ajustado, pagos semestralmente. (conforme descrito no art. 35, parágrafos 3º e 4º do Estatuto Social e ajustes previstos na Lei 6.404/76 art. 202).

A atualização de cadastro deve ser efetuada pelo titular das ações diretamente em qualquer agência do Itaú Unibanco S.A.

A posição acionária pode ser solicitada em qualquer agência do Itaú Unibanco S.A, caso estejam custodiadas no próprio banco. Esta informação é fornecida exclusivamente ao próprio acionista, mediante apresentação de carteira de identidade e CPF ou ao procurador, devidamente habilitado com procuração pública, carteira de identidade e CPF. No caso do acionista ter optado por manter as ações na CBLC – Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia, sempre que houver movimentação um extrato é enviado ao titular das ações, por isto é importante manter o cadastro e o endereço atualizado.

Neste caso, sendo as suas ações custodiadas na CBLC, entre em contato com a sua corretora de valores.

Os certificados representativos de ações ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Itaú Unibanco S.A. ou nas agências especializadas, para que as ações possam ser atualizadas e convertidas para a forma nominativa e escritural em meio eletrônico. O acionista deverá preencher formulário fornecido pelo banco e anexar os originais dos certificados. Após a atualização, o acionista receberá no endereço por ele fornecido um "extrato" informando sua nova posição acionária, após a evolução da posição acionária e o montante de dividendos/JCP a que tem direito, se houver. Este valor será depositado em conta-corrente de qualquer banco no país, conforme as informações contidas no cadastro do acionista.

Qualquer acionista detentor de ações da Companhia pode participar de uma Assembleia Geral. Nas deliberações da Assembleia, os acionistas detentores de ações ordinárias têm direito a voto pleno, e os acionistas detentores de ações preferenciais, com exceção às deliberações acerca das matérias especificadas em nosso Estatuto Social, capítulo II, art.5º, parágrafo 4º, e nos casos previstos em Lei, não conferirão direito a voto nas deliberações da Assembleia Geral e não adquirirão esse direito na hipótese de não pagamento de dividendos. Os editais de convocação das assembleias são publicados pela Companhia nos jornais Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOERS), Jornal do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul e Valor Econômico. A Companhia coloca a disposição dos acionistas o “Manual de Votação em Assembleias” com todas as orientações necessárias, e endereço para a participação do acionista nas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, divulgados nos sites de RI da Companhia e da CVM/BM&F BOVESPA.

Acessando diretamente o site de RI e/ou se cadastrando em nosso "mailing" no espaço "Alertas RI" da home. Você receberá informações via e-mail da área de Relações com Investidores www.taurusri.com.br.

A Taurus, por ser empresa comprometida com a sustentabilidade de seu negócio, elabora anualmente um Relatório de Sustentabilidade onde apresenta a todos os interessados suas metas e ações nas áreas sócio-ambiental, econômica e de governança corporativa, buscando o contínuo aperfeiçoamento do seu modelo de gestão. Clique aqui.

O contato com a área de Relações com Investidores pode ser feito por telefone, fax, e-mail ou através de carta, nos seguintes números e endereços:
Telefones: +5551 3021 3001
Fax: +5551 3021 3110
e-mail: ri@taurus.com.br
Carta: Avenida do Forte, 511 – Bairro Vila Ipiranga- Porto Alegre (RS) – CEP 91.360-000